Sala de dança vazia com texto:
        um movimento em favor do equilíbrio.

Com uma história que começou em 1996, em um Studio de Dança dirigido pela bailarina e diretora artística Priscilla Teixeira , o TEX se renova todos os dias para despertar nas pessoas o desejo de se encontrarem no próprio corpo, de descobrirem seu potencial artístico e se colocarem em movimento.

No TEX, cada um tem espaço para soltar o corpo e a mente. Juntos, eles despertam uma expressão artística mais livre e pessoal, que revela o equilíbrio de cada pessoa e a coloca em sintonia com o mundo.

Movimentos, danças, terapias corporais, em técnicas e métodos que se complementam, despertando percepções profundas sobre nós mesmos e sobre o mundo em constante transformação ao nosso redor.

fotos das instalações
foto de Priscilla Teixeira
“Um projeto de vida
que contribui para um
saber aprofundado de
diversas técnicas
corporais.”
João Saldanha • Coreógrafo e Bailarino

Harmonia de um time equilibrado
AGDA FRANÇA+

Artista bailarina desde 1988, já atuou no Bar La Folie, na Plataforma e na Cia Sambrasil, nos EUA, Japão e China durante 2001 e 2006. Formada em Massoterapia e Shiatsu, participou de diversos times, em vários lugares e eventos, descobrindo nessa prática uma forma de expressão. Agda possui, ainda, especialização em Reflexologia e em Drenagem Linfática.
CARLA ANDREA+

Carla Andréa é atriz, formada pela Uni-Rio e professora de Iyengar Yoga certificada pelo Ramani Iyengar Memorial Yoga Institute. Iniciou seus estudos no método Iyengar com a professora Deborah Weinberg e fez formação com a professora Kátia Dacosta, com quem continua praticando. Faz parte da equipe de professores do Centro de Iyengar Yoga Kátia Dacosta.
CRISTINA HEYDT+

Fisioterapeuta, fez diversos cursos de extensão, como Cadeias Musculares e Articulares, com Léopold Busquet, Escola da Coluna, na École du Dos, com André Petit, Hidroterapia e Antiginástica. Tem uma formação sólida em Dança no Brasil, França e Estados Unidos: balé clássico, dança moderna, dança contemporânea, modern jazz, sapateado e yoga que fazem da professora, assistente e bailarina da companhia de Lennie Dale e Marly Tavares uma profissional exemplar, com uma experiência única, que soma diversas técnicas para chegar a um alongamento bem particular, com foco na saúde corporal.
FERNANDA TOMASSINI+

Praticante de yoga há 18 anos, é formada em Hatha Yoga pela Escola Svadhyaya e em Vinyasa Yoga, em Rocket Yoga e Yin Yoga pela Yin Yang Vinyasa School. Participou dos cursos extensivos de Anatomia Aplicada a Yoga, Yoga Restaurativa, Ajustes para Ásanas (Hands On) e Pranayamas. Neste ano, segue seus estudos com uma especialização avançada em Vinyasa Yoga e atua como assistente no curso de formação de professores de Rocket Yoga e nos treinamentos avançados da Yin Yang Vinyasa School, além dos grupos de estudo de meditação budista. Fernanda chega ao TEX trazendo como novidade a Yin Yang Yoga, uma prática que não possui nível específico e que todos podem usufruir.
GEORGIA TONUS+

Bailarina e coreógrafa formada pela Faculdade de Dança Angel Vianna, iniciou sua formação na Suíça com dança moderna e pilates e já participou de vários workshops internacionais: NY, Genebra, Roma, Bruxelas, entre outros. Pesquisadora e profissional de dança contemporânea, esteve envolvida com o Festival Tangolomango, no Circo Voador, do Festival Back2Black e da divulgação do filme I love kuduro, com a Cia de Dança Afro-contemporânea Corpus Entre Mundo, da qual fez parte entre 2012 e 2015. Hoje, além do TEX, participa do Grupo Flux Fabrik, onde se dedica continuamente à pesquisa do movimento nas artes cênicas.
Georgia integra também nosso time de terapeutas: formada em massagem Ayurveda, desenvolveu o próprio método agregando os caminhos dos pontos energéticos da medicina indiana, ao relaxamento muscular e articular com técnicas de massoterapia e fisioterapia.
HELENA LOURES+

Massoterapeuta especializada em Drenagem Linfática Manual (método Vodder) e Massagem de Liberação e Relaxamento. A Drenagem Linfática Manual trabalha com estímulo dos sistemas linfático e imunológico. É indicada em pré e pós operatório, TPM, retenção de líquidos, hipertensão, varizes, edemas em geral e stress. A Massagem de Liberação e Relaxamento age em tensões profundas, é indicada em casos de dores crônicas e agudas, contribuindo para o equilíbrio físico, psíquico e energético. Pesquisadora das expressões do corpo feminino, possui uma afinidade particular com a terapêutica para mulheres. Pratica e estuda a tradição do Tantra Yoga e do Chi Kung Taoísta.
JADSON MARTINS+

Estudante de Educação Física, especialista em danças urbanas credenciado no SPDRJ, soma mais de 18 anos de experiência. Já ensinou dança em diversas escolas e estúdios do Rio e de Niterói. Como bailarino, participou de cias de dança urbana e afro, viajando pelo Brasil e exterior para mostras e festivais, expandindo seu conhecimento para o jazz, clássico, acrobacia e capoeira. Hoje, participa de shows de artistas renomados, como Preta Gil, Paulo Gustavo e Valeska. É bailarino da TV Globo, com participação em diferentes programas, como Amor e Sexo, The Voice e Criança Esperança.
JOÃO SALDANHA+

Coreógrafo encenador, Saldanha nas últimas duas décadas criou trabalhos pontuais na cidade do Rio de Janeiro além de ter encenado textos de sua própria autoria. Atualmente retoma a sua experiência como professor e desenvolve um trabalho onde a presença é fator condicional para o aprimoramento técnico em dança. Esta prática envolve as noções básicas de sustentação, os pilares de sustentação do corpo, numa dinâmica de exercícios elaborados para melhor condicionamento articular e resistência respiratória. O coreógrafo João Saldanha, estudou dança moderna, jazz e balé no Brasil, Inglaterra e França entre os anos de 1978 e 1994. Fundou sua companhia, Atelier de Coreografia, em 1986 e desde então, recebeu diversas premiações na concepção de 28 criações autorais, entre elas: Prêmio Estímulo do Governo do Estado do Rio de Janeiro em 1998. Entre 1999 e 2003, recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Cultura para a elaboração de seus projetos, Foi escolhido pelo Programa de Bolsas Vitae de Artes 2004, com o projeto Danças Modulares. Recebeu o Prêmio Icatu Holding, pelo conjunto de sua obra, tendo sido contemplado com uma residência artística ao longo do ano de 2005, em Paris. Atualmente finaliza a criação do espetáculo Solo “Pela Caminhada” especialmente concebido para a bailarina Paula Aguas. Participa também como colaborador para a próxima produção do bailarino Thiago Granato, no projeto “Coreoversações”.
LAURA SAMY+

Formada em Massoterapia, integra as técnicas Shiatsu, do Japão, e Tui Na, da China, para atuar sobre os meridianos de energia do corpo e redirecionar os fluxos energéticos, estimulando o organismo no desempenho de suas funções vitais. Atualmente, trabalha com o conhecimento da massoterapia associado a uma vasta experiência no campo da dança, misturando diversas práticas que trabalham sobre a experiência do toque, da percepção do corpo e dos espaços que ele pode ocupar.
MARCELLA DALE+

Formada em Artes Cênicas e dança, soma experiências desde 2002, quando integrou a Cia de Dança Vacilou, Dançou. Na TV, participou como atriz das novelas Passione, Caras e Bocas e Ciranda de Pedra; no teatro, já fez parte de várias peças, como A aranha arranha a jarra a jarra arranha o trava língua, Os selvagens, entre outras. Fez preparação corporal e direção de movimento para as peças Scabrunska e Modelos para A(r)mar. No TEX, dedica seus ensinos de dança contemporânea aos adolescentes, com uma aula divertida, dinâmica, com foco nas transformações do corpo.
MÁRCIA ALBUQUERQUE+

Márcia é atriz e já atuou em vários shows, musicais e videoclips no Brasil e no exterior. É membro da Actor's Equity Association. Produziu e atuou como Charity, no musical Sweet Charity, fez Chorus Line (no personagem principal – Cassie), Noviças Rebeldes, Splish Splash e Radio Stars. Na televisão, dançou ao piano de Tom Jobim no especial Antônio Brasileiro. Foi professora do Corpo de Baile da TV Globo e coreógrafa de vários programas, como o Fantástico, Trapalhões, Chico Anysio Show, Especial da Xuxa, dentre outros. Possui grande experiência como coreógrafa e engrandece nosso time com sua presença.
MARISE REIS+

Marise Reis foi bailarina durante 20 anos, é professora de dança dos cursos de graduação em dança da UCAM e da Faculdade Angel Vianna desde 2002. Em 2014 tornou-se coordenadora da Pós Graduação em Preparação Corporal nas Artes Cênicas. Formada em Educação Física (UGF) e Mestre em memória Social (UNIRIO). Terapeuta corporal (IARJ), Shiatsuterapeuta (Instituto Sohaku In); Curso de Moxaterapia (Instituto Sohaku In); Curso de Reiki I e Instrutora de Balanceamento Muscular (IBM RJ). Marise desenvolveu a técnica “Massagem Terapêutica, onde o reestabelecimento das funções do corpo é trabalhado a partir do Shiatsu, dos desbloqueios energéticos e articulares, do relaxamento e alongamento muscular e do realinhamento corporal.
MATHEUS COSTANTINI+

Fisioterapeuta graduado em 2009, professor do Método Feldenkrais certificado pelo North American Training Accreditation Board e em neurodinâmica pela MaisFisio. Trabalha com atendimentos individuais e aulas em grupo enfatizando a Consciência Através do Movimento (ATM - Feldenkrais) e Integração Funcional (FI – Feldenkrais) como base do seu trabalho para tratar dores agudas e crônicas provenientes dos nossos hábitos do dia a dia. Ao longo dos anos, ampliou sua área de atuação para atender também pessoas que busquem uma maior reciprocidade entre mente e corpo, visando aliviar o estresse, aumentar o poder de decisão e melhorar a performance em atividades artísticas e desportivas.
MONISE AGUILLAR+

Monise Aguillar é formada pela Premananda Yoga School com certificação internacional pela Yoga Alliance (Registered Yoga School, 200h). Iniciou seus estudos de yoga na ilha de Bali e a partir de então trouxe o yoga como essência de vida, dedicando seu tempo para praticar e lecionar através do estilo Vinyasa Yoga. Segue o método de ensino Mahavir Thury, estilo que traz o espiritual para as aulas, através da meditação em movimento com a prática de sequências construídas de asanas.
PATRÍCIA BARCELLOS+

Formada em Ballet Clássico com os mestres Ceme Jambay, Jacy França e Consuelo Rios e pela Escola de Dança Maria Olenewa. Licenciada em Dança pela UniverCidade, foi integrante da Andréa Maciel Cia de Dança, Os Dois Cia de Dança, entre outras. Sua experiência como professora de Ballet Clássico nesses 25 anos dedicados à arte dão uma visão abrangente dessa modalidade no universo do Tex.
PRISCILLA TEIXEIRA+

Iniciou seus estudos em Dança em 1964 com a técnica modern jazz, evoluindo para a dança moderna, clássica e, depois, contemporânea no Brasil e nos EUA. Participou de várias cias de dança, com apresentações pelo Brasil e pela Europa, apresentando-se em espetáculos e peças consagradas, como Paixão, Dança de III, Três Peças, And, Mare Lunae, dentre outras. É licenciada em Dança pela UniverCidade. Participou da 1ª formação de Feldenkrais no Rio e é certificada pela Federação Internacional de Feldenkrais para dar aulas de Awareness Through Movement® (ATM) – Consciência pelo Movimento. À frente do TEX desde 1996, dedica sua vida ao ensino da expressão artística, criando um encontro entre danças, técnicas, métodos corporais e artes cênicas.
REGINA NEVES+

Terapeuta transpessoal e psico-corporal pelo Sistema Rio Aberto, trabalhou durante 12 anos integrando o corpo docente do Espacio de Desarrollo Armónico Rio Abierto Uruguay, de Montevidéu. Tem experiências também como assistente do Grupo Espacio de Artes Escénicas e foi coordenadora da Formação em Desenvolvimento Harmônico – Sistema Rio Aberto (dirigido por Graciela Figueroa) – um equilíbrio perfeito para somar forças ao TEX, em um trabalho em grupo, que traz alegria e fluidez ao movimento de cada um.
logotipo tex
Vá para a página de fotos da Tex Vá para a página da Tex no Facebook
quem somos
expressões
terapias
horários
contato
login
Rua General Venâncio Flores, 305
Salas 302 e 303 • Leblon
Rio de Janeiro • RJ
CEP 22441 090

T 21 2294 5460

Fotos: Renato Mangolin